segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Castelo vazio


Um pedaço de tijolo úmido, uma calçada de cimento e um castelo laranja aos poucos se erguia, aos passos dos dias. Um cheiro de terra molhada no ar. Nas fendas do chão quebradiço, mudas de plantas e um mato rasteiro (Escondendo um obscuro calabouço) formavam um belo canteiro, com pedras que havia em seu bolso.

Ao lado, um banco rústico de praça, branco e descascado, servindo de sombra às flores amarelas, algumas desbotadas pelos respingos de uma pintura bem antiga, descoloridas como sua pele enrugada.  Tinha como companhia as árvores com seus galhos feito mãos, que seguravam os pássaros coloridos, que se limpavam, cantavam e pareciam observar aquele homem sisudo e de boca seca e rachada.

- Eles gostam da minha presença.
- Às vezes me pego cantando como eles   (sorrindo)
- Mas voo apenas com os olhos fechados. (suspirando)
- Tomamos café juntos, todos os dias    
- E dou-lhes migalhas de pão.
- Aliás, que horas são? (testa franzida)
- Ah, esqueci a oração! ("chupando bala")

Bem, isso não importava tanto.

- Sabe, o vento vive pedindo passagem (exaltado)
- Resmunga mais que eu!
- E ainda teima em derrubar o meu castelo.
- Hã, mas não vai ser fácil não!
- Pois ele continua firme!
- Apesar de estar vazio. (sorrindo)

Então perguntei - Por que vazio?
- Os hóspedes ainda não chegaram! (preocupado)

A mão trêmula continuava desenhando... Era quase noite. Nenhuma visita. Não havia sorte. Não havia quase vida. Só um aroma de morte.

- E não desisto de construir!            (Limpando a testa)
- Meu castelo ainda vai tocar o céu! (entusiasmado)

De repente uma pausa na fala, um silêncio momentâneo, rompido pelos traços grossos. Um pingo, e uma das janelas fechadas do castelo borrou...

- Vai chover, eu sabia! (Disfarçando com um sorriso forçado)
- Desculpe, agora vou dormir, amanhã eu continuo!

Levantou-se lentamente, deu as costas e se recolheu apressado...
Aquele senhor sabia que no fundo era como aquele castelo laranja, mas se negava a aceitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e volte sempre!